quinta-feira, 21 de julho de 2022

Andragogia Avaliação Pós

1. Sobre a Educação de Jovens e Adultos, considere as seguintes afirmações:

I. A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental e médio ou não conseguiram completá-la em idade própria de forma gratuita e flexível, que possibilitasse ao aluno a conclusão de seus estudos.
II. Em 2019, o Brasil atingiu a meta de pessoas alfabetizadas, equivalente a 93,5% da população.
III. Dentre as dificuldades encontradas pelos estudantes que não concluem os estudos no período esperado, pode-se destacar: excesso de trabalho e problemas familiares que prejudicam os estudos; escolas distantes da moradia ou do trabalho; ausência de exigência de escolarização nos empregos disponíveis e aprendizado que não tem relação com a vida do aluno.
IV. A LDB/96 prevê que a educação formal esteja disponível gratuitamente e de forma apropriada, considerando as características dos alunos, sua condição de vida e de trabalho e seus interesses. Por isso, a oferta da modalidade de EJA tem uma grande variedade de possibilidades: ensino presencial ou a distância, cursos seriados ou modulares, material didático em módulos, avaliação em módulos ou por disciplinas.
V. O grande diferencial da EJA é que a aprendizagem é mais fácil, portanto, recomenda-se que todos se encaminhem para esta modalidade de ensino.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

Corretas: I - III - IV.
Incorretas:
II – O Brasil ainda não conseguiu atingir o nível proposto de alfabetização para toda a sua população.
V – A EJA é uma modalidade de correção dos processos educacionais, para compensar os problemas que levaram os educandos a abandonar a escola; não é uma modalidade mais fácil e não é aplicável a qualquer estudante.

Código da questão: 48201
2)

I. Paulo Freire pensava a educação como um todo e dizia que um professor engajado em uma prática transformadora procura desmistificar e questionar a realidade e levar seu aluno a refletir sobre sua condição para que consiga transformar sua realidade.
PORQUE
II. O professor procura criar em seus alunos condições para que a consciência ingênua seja superada e que se possa perceber as contradições da sociedade e dos grupos em que vivem.
Assinale a alternativa acerca das asserções supracitadas, bem como a relação entre elas:


Alternativas:


Resolução comentada:

Paulo Freire identifica que a educação é uma ferramenta transformadora da realidade social das pessoas oprimidas e considera que o papel do professor realmente é desmascarar a visão ingênua imposta socialmente. Apesar de as duas afirmativas estarem corretas, uma não justifica a outra, apenas aprofundam a discussão.

Código da questão: 48203
3)

Sobre o modelo de aprendizagem descrito por Barbe e Milone Jr. (1981), considere as seguintes afirmações:
I. Este modelo compreende que força de aprendizagem e preferência de estilo são a mesma coisa, resumidamente chamado de estilo de aprendizagem.
II. Cada aluno possui uma única maneira de receber informações, o que facilita sua aprendizagem.
III. Na aprendizagem de estilo visual, as pessoas privilegiam o sentido da visão como forma de reter as informações, como imagens, gráficos, formas, entre outras.
IV. No estilo auditivo, privilegia-se o sentido da audição e a informação é retida pela escuta e pela fala, com atenção ao ritmo e ao tom.
V. No estilo cinestésico a grande força de aprendizagem é o movimento; pessoas com essa característica utilizam-se de gestos, movimentos corporais, manipulação de objeto, entre outros.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

Verdadeiras: III - IV - V.
Incorretas:
I – O modelo de Barbe e Milone Jr. diferencia força de aprendizagem de preferência de estilo, porque nem sempre a forma como o indivíduo recebe as informações é a que melhor o faz aprender.
II – Na verdade, cada aluno possui uma ou mais maneiras de receber informações que facilitam sua aprendizagem; os estímulos podem ser visuais, auditivos ou cinestésicos.

Código da questão: 48210
4)

Alternativas:

Resolução comentada:

Código da questão: 48212
5)

Este professor foi um dos primeiros educadores a trazer a realidade do educando para a sala de aula com o objetivo de alfabetizá-los. Para ele, o objetivo da educação era conscientizar o educando para que ele pudesse se libertar de sua condição de oprimido, de forma que a escola deveria formar criticidade no aluno e não continuar com a educação elitista e bancária, em que os professores depositavam seu conhecimento no aluno que apenas o acumularia. Para este professor, a educação deveria ser essencialmente política.
Sobre a Educação de Jovens e Adultos, assinale o nome de seu grande representante brasileiro:


Alternativas:

Resolução comentada:

Paulo Freire é o nome do grande pedagogo brasileiro reconhecido internacionalmente que dedicou sua vida à educação como mecanismo de transformação social.

Código da questão: 48199
6)

A partir da perspectiva de que aprendizagem é experiencial e é desenvolvida em um ciclo com quatro modos de aprendizagem (experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa), Kolb (1984) também propôs quatro estilos de aprendizagem e suas características.
Analise as afirmativas abaixo, assinalando-as com V(erdadeiro) ou F(also):
( ) O estilo de aprendizagem ‘Divergente’ está associado a pessoas questionadoras, inquietas e dominantes, pois procura sempre impor suas descobertas e seus conhecimentos.
( ) O estilo identificado como ‘Assimilador’ apresenta a capacidade de planificar, criar modelos, definir problemas e conceituar, bem como está associado a pessoas pacientes.
( ) Já o estilo ‘Convergente’ está presente em pessoas com tendência a resolver problemas e tomar decisões, pois tem uma compreensão ampliada da situação; são pessoas que tendem a ser lógicas.
( ) Por fim, o estilo ‘Acomodador’ está presente em pessoas que não gostam de se envolver em questões de risco, nas quais precisam ser ativos para fazer as coisas acontecerem; pelo contrário, trata-se de pessoas acomodadas, que executam as tarefas conforme são orientadas a fazer.


Alternativas:

Resolução comentada:

Ser criativo

Compreender as pessoas

Reconhecer os problemas

Gerar grande quantidade de ideias

Ter uma mente aberta

Planificar

Criar modelos

Definir problemas

Desenvolvimento de teorias e conceitos

Ser paciente

Resolver problemas

Tomar decisões

Compreender os problemas

Racionalizar as deduções em fundamentação

Ser lógico

Liderar

Assumir riscos

Ser prático

Fazer com que as coisas se realizem

Adaptar-se

Código da questão: 48215
7)

Alternativas:

Resolução comentada:

Aspectos

Apresentação

  1. Memória

D - Todas as novas informações são confrontadas com as experiências prévias; quando fazem sentido, as novas informações são incorporadas aos conhecimentos pessoais, mas quando, por algum motivo, elas não combinam com as experiências prévias, acabam sendo descartadas.

  1. Subjetividade

C – Característica individual que permite à pessoa um modo próprio de compreender o mundo, possibilitando a atribuição de significado e sentido singulares à ação vivida.

  1. Metacognição

A - Conhecer o próprio ato do conhecimento.

  1. Saberes

B - Dividem-se em quatro tipos: acadêmicos, disciplinares, curriculares, experienciais.

Código da questão: 48224
8)

Analise as seguintes afirmativas:
I. Considera-se que a Pedagogia tenha surgido na Grécia, pois foi lá que foram encontrados os primeiros pedagogos: filósofos que acompanhavam as crianças nas escolas.
II. Jean Jaques Rousseau defende que as crianças possuem necessidades e processos de desenvolvimento diferentes dos adultos, por isso precisaria de um tratamento adequado que respeitasse suas peculiaridades.
III. O alemão Friederich Froebel entende que o homem se desenvolve em etapas: infância, meninice, puberdade, mocidade e maturidade, e que cada etapa a educação precisa considerar as características do sujeito; dessa forma, a educação para crianças deve proporcionar que a criança floresça.
IV. A Andragogia, ciência da educação do adulto, é composta por 6 princípios básicos: autoconceito do estudante, necessidade de aprender, experiências prévias, prontidão para aprender, motivação e o professor é um transmissor no processo de aprendizagem.
V. Na Heutagogia entende-se que o aprendiz seja capaz de determinar o que ele aprenderá em função do desenvolvimento de capacidades, ou seja, uma pessoa capaz: sabe como aprender, é criativa, tem alto grau de eficácia, é confiante em mobilizar suas competências e trabalha bem com outras pessoas.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

Corretas: II - III - V.
Incorretas:
I: os primeiros pedagogos não eram filósofos, eram escravos.
IV: os professores andragogos não são transmissores de conteúdo, são colaboradores no processo de aprendizagem do aluno adulto.

Código da questão: 48196
9)

Alternativas:

Resolução comentada:

Código da questão: 48235
10)

Alternativas:

Resolução comentada:

Código da questão: 48250


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